Títulos dos 4 últimos filmes que assisti (parte 1).

/
1 Comments
Oi.

Não escrevo aqui há muito tempo e na semana passada fiz um rascunho de uma postagem de "volta" porque estava indecisa sobre qual assunto poderia falar, mas deixei de lado, decidi sobre um assunto a escrever e cá estou, depois de quase dois anos sem postar... em um blog.

Eu tenho uma conta na Netflix que divido com a minha tia e nos dois últimos dias assisti alguns filmes, dois em especial que me emocionaram muito e quero contar um pouco (bastante pouco, um pequeno resumo) sobre eles e sobre o que senti, aqui.

Depois que terminei de assistir o filme que será o último da lista, me inspirei para escrever e parei para pensar em como o faria. Consegui pensar, além de pensar também em uma lista de possíveis novos assuntos que eu poderia retratar em outras postagens, porém isso será cumprido com o tempo.

Na lista a seguir serão escritos os títulos dos filmes que assisti e um deles eu já tinha visto antes, quando estava no Ensino Médio, mas vamos por ordem; espero que gostem:

ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS.

1. Coco Antes de Chanel: filme protagonizado por Audrey Tautou, a queridíssima que também estrelou o filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" e "A Delicadeza do Amor", é uma biografia sobre Gabrielle Chanel antes de se tornar um ícone da alta costura europeia, falando sobre o relacionamento com sua irmã, Adrienne, o homem que amou chamado Arthur Capel e o homem que a apoiou, Étienne Balsan. Mas Carol, como que ele o apoiou? É bom assistir mesmo o filme para entender porque o relacionamento teve seus altos e baixos; mas saibam que não foi um relacionamento amoroso.

No filme, o que mais me chamou atenção foi a personalidade de Gabrielle: não se obrigava a ser gentil com homens, era sincera no que falava e se impunha sempre às pessoas que tentavam ter algum poder sobre ela. Mas não era totalmente fechada pois se relacionou com Balsan e amou Arthur, além de gostar muito de sua irmã. Não queria se casar (bom, essa vontade surgiu em algum momento); queria trabalhar e buscar independência e riqueza por seus próprios méritos, o que era, de certa forma, revolucionário para a época, onde as mulheres casavam com homens para poder terem sustento sem precisar trabalhar ou ganhar status.

Em certo ponto do filme, ela começou a se interessar por cavalos quando foi à fazenda de Balsan; não se sentia confortável em galopar de vestido e observava as outras mulheres e percebia que era complicado para elas também, por isso "criou" um estilo que basicamente eram roupas masculinas adaptadas a ela para se sentir mais confortável ao andar a cavalo e treinar mais facilmente. Não somente com roupas "mais masculinizadas", ela vestia-se de forma simples, com chapéus sem adereços exagerados ou nenhum adereço a mais além do chapéu em si, vestidos sem espartilhos, sem nada muito apertado que dificultasse a respiração e os movimentos. Era introspectiva, gostava bastante de ler e era muito criativa ao fazer ou adaptar peças de roupas e chapéus, além de hábil e talentosa com a costura.

É um excelente filme e me inspirou; na realidade, tudo que leio, assisto, jogo ou ouço que tem como personagem principal uma mulher que não atende aos padrões de comportamento ou que é uma heroína dada como bandida procurada pela polícia, por exemplo, apesar de todas as problemáticas envolvidas que eu acabo questionando (não somente pelo fato de ser o tipo da personagem mencionado por último ou algum outro tipo, mas os assuntos que envolvem uma personagem mulher em si), me interessa muito. Isso pode até dar um bom assunto para um próximo post, talvez.

A seriedade de Gabrielle; seu talento; sua não obrigatoriedade em ser gentil e sorridente com homens; sua vontade de trabalhar; seu sentimento de "se sentir um peixinho fora d'água" nas festas dadas por Balsan; a raiva dela por ele fazer com que cante ou algo do tipo para agradar seus convidados sem ela querer fazê-lo; o fato de ela ir de encontro a muitas normas sociais da época para a mulher europeia; os looks lindos que ela criou e/ou adaptou para si e, ao final, para uma coleção com seu nome; os sentimentos demonstrados quando ela conheceu e viu o mar pela primeira vez; enfim, a personagem, sua história e o filme como um todo me envolveu e me levou um pouco para a França do começo do século XX (antes da Primeira Guerra Mundial) e vários sentimentos afloraram, lembranças pessoais surgiram ao ver algum detalhe ou cena que me identificasse.

O filme está disponível dublado e legendado e tem duração de mais ou menos duas horas.

Espero que eu tenha demonstrado de forma clara o que quis dizer (quem escreve talvez nunca fique satisfeito de fato com suas palavras, sempre vai querer mudar algo aqui ou ali), não tenho especialidade nenhuma em críticas sobre filmes e também não quis me estender muito porque senão teria mais spoilers do que pretendido; também não quis escrever cronologicamente sobre o filme, na ordem começo-meio-fim, mas creio que teve uma coerência sim já que a pretensão maior era falar sobre o que pensei e senti, não sobre a sinopse.

O próximo filme da lista será o maravilhoso "Precious" (Preciosa); queria fazer uma surpresa mas é legal deixar na expectativa quem se interessou e o filme é tão bom que seria injusto fazer mistério ou suspense. Então, no próximo post, esse será o título a ser comentado e indicado.

Até mais!


You may also like

Um comentário:

  1. Muito legal. Gostei bastante!
    Um resumo fiel ao filme e a realidade de muitas "heroínas" que não se importam com padrões, rótulos e normas.
    Todas temos no fundo uma Chanel.

    ResponderExcluir